Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/17 às 17h57 - Atualizado em 16/05/19 às 15h41

Ações e programas

PLANO PLURIANUAL

 

Plano Plurianual – PPA

Plano Plurianual – 2016

Plano Plurianual – 2017

Plano Plurianual – 2018

Plano Plurianual – 2019

 

RELATÓRIO ANUAL DA FUNDAÇÃO JARDIM ZOOLÓGIO DE BRASÍLIA

 

Relatório Anual – 2016

Relatório Anual – 2017

 

 

PROGRAMAS DA FUNDAÇÃO JARDIM ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA

 

Colônia de Feras

 

Atividades lúdico-didáticas com crianças de 5 a 11 anos, que promovem a interação e o aprendizado em um ambiente de imersão no meio natural.

 

Zoo Noturno

 

Caminhada orientada para o público, em roteiro predeterminado, durante a qual o visitante conhece animais de hábitos noturnos da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) em uma abordagem didático-pedagógica que contempla a problemática ambiental.

 

Zoo Noturno Kids

 

Para crianças até 07 anos de idade, acompanhadas do responsável, é uma caminhada noturna guiada com roteiro predeterminado e adaptado ao público infantil. É realizado na última 3º feira de cada mês, das 19h às 21h. É utilizada uma abordagem lúdico-didática, promovendo o conhecimento dos hábitos, curiosidades e história dos animais de hábito noturno da FJZB. O agendamento é feito por telefone e o número máximo de participantes por edição, é de 60 pessoas.

 

Visitas Guiadas

 

Atendimento às instituições públicas e privadas e comunidade, por meio de visita guiada com roteiro predefinido escolhido pelo solicitante. A abordagem é diferenciada de acordo com a faixa etária, escolaridade e objetivos. Atendimento gratuito para instituições públicas. O quantitativo a ser atendido dependerá do número de educadores ambientais disponíveis. O agendamento é feito por telefone.

 

Zoo Camping

 

Serviço disponibilizado a grupos de escoteiros, instituições de ensino e comunidade, com um pernoite no Zoológico, palestras, visitas guiadas diurna e noturna, trilha ecológica e atividade lúdica.

 

Zoo com Ciência

 

Atividade que envolve experimentos com foco na preservação de espécies de fauna, flora e recursos hídricos. Uma vez por semana, o projeto atende a comunidade e as escolas mediante agendamento prévio. As instituições públicas têm isenção da taxa de participação.

 

Zoo em Ação

 

Atividades itinerantes desenvolvidas pela Superintendência de Educação e Uso Público, quando a equipe de educação ambiental da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) visita instituições de ensino públicas e privadas, repartições públicas, secretarias, administrações públicas, eventos do Governo do Distrito Federal (GDF), entre outros, desenvolvendo ações lúdicas (teatro de fantoches, oficinas), palestras e exposições. Todas as apresentações são vinculadas aos temas disponibilizados pelo Zoo e escolhido pelo solicitante.

 

Zoo com Vivências

 

Atendimento a grupos da terceira idade, pessoas com deficiência, grupos em tratamento de dependência química, centros de referência e assistência social, grupos em tratamento médico, entre outros, com roteiros e atividades diferenciadas de acordo com os interesses, limitações e necessidades destes públicos.

 

Zoo Ressocialização

 

O Projeto de Ressocialização no Zoo é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Criança do Governo do Distrito Federal (SECriança) e a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB). Consiste em uma medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) em meio aberto, na qual o jovem em conflito com a lei realiza tarefas não remuneradas no Zoo, a fim de cumprir a determinação judicial.

 

Museu Itinerante

 

Atividade itinerante realizada pela Diretoria de Museologia, adaptada à faixa etária, escolaridade e objetivo do solicitante, atendendo em escolas, empresas, parques, shoppings e eventos, apresentando peças do acervo taxidermizado. O agendamento é feito por telefone.

 

Trilha Sensorial

 

Atividade lúdico-didática da qual o público participa com os olhos vendados, e guiados por monitores a balcões onde peças do acervo museológico estão dispostas para o toque e manipulação, a fim de que sejam reconhecidas e identificadas a partir da forma, tamanho, textura e odor. Os monitores conduzem o público participante à descoberta, utilizando a metodologia investigativa na transmissão das informações.

 

Visita Monitorada

 

Visita técnico-pedagógica com roteiro predefinido e abordagem diferenciada atendendo à faixa etária, escolaridade e objetivos do solicitante. O passeio pode incluir jogos de tabuleiro, memória, pintura, quebra-cabeças, confecção de máscaras, teatro de fantoches, palestras e condicionamento dos animais do plantel.

 

Palestras e Capacitações

 

A equipe de Educação Ambiental apresenta palestras gratuitas sobre diversas temáticas ambientais. Agendamento pelo telefone (61) 3445-7007 ou presencialmente na Diretoria de Educação Ambiental (Deam), localizada na Superintendência de Educação e Uso Público (Sueup).

 

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000