Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 16h14 - Atualizado em 24/03/20 às 17h03

Bico-de-lacre

Bico-de-lacre (Estrilda astrild)

 

 

TAXONOMIA
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Estrildidae

 

Características: A espécie mede cerca de 13 CM de comprimento e o peso fica em torno de 7 a 10 gramas. Para ambos os sexos, a cauda é longa e larga; o bico e a máscara são encarnados. Apesar da semelhança entre os sexos, no macho, o crisso e as coberteiras inferiores da asa são pretos, na fêmea, essas regiões são de cor parda-escura. Já o imaturo possui menos estriações nas penas, não possuem a plumagem vermelha intensa.

 

Distribuição Geográfica: Ave de origem Africana que foi introduzida no Brasil, espécie pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro.

Habitat: Bem comum em campos e terrenos, geralmente são encontrados no meio da cidade.

 

Alimentação: Se alimenta de sementes de gramíneas.

 

Reprodução: A construção do ninho, que é realizada pelo casal, ocorre em arbustos fechados. Eles utilizam as hastes do capim. O ninho assume um formato

esférico ou oval, com um tubo estreito, o que dificulta o acesso de predadores. Período de incubação de 11 dias e a postura é de até 3 ovos muito pequenos.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 6 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Pouco preocupante.

 

Curiosidades: Muitas vezes essa espécie constrói um ninho fictício, por cima do verdadeiro com o intuito de despistar predadores. Acredita-se que essa espécie foi introduzida no Brasil por meio dos navios que carregavam escravos, ainda no período de colonização. O canto deles é vocalizado apenas no período pré-nupcial, nunca em brigas ou defesas de território.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
0 0 1

 

* Com informações de: WikiAves, Animal Web Diversity, Ornitologia Brasileira (Helmut Sick).

 

Fotografia por: Andréa Faria Santos.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000