Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/17 às 14h21 - Atualizado em 16/05/19 às 15h49

Diretor de Mamíferos do Zoo Brasília ganha bolsa de estudos em Nova York

 

Por: Fernanda Medeiros

 

O Diretor do setor de Mamíferos da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), Filipe Reis, ganhou a bolsa de estudos Devra Kleiman para Conservação da Vida Selvagem. A bolsa que é fornecida anualmente pelo Zoo Outreach Conservation Group (ZCOG) é em memória a Devra Kleiman, pesquisadora do Smithsonian National Zoological Park Zoo, em Washington DC, reconhecida por seu trabalho com conservação, especificamente com o mico-leão-dourado e a Mata Atlântica.

 

O diretor participou de um processo seletivo rigoroso, aberto a todos os profissionais de zoológicos e aquários brasileiros, no qual teve que preencher diversos formulários explicando a importância da participação e quais benefícios o curso traria a instituição. No dia 14 de setembro de 2016, Filipe recebeu a notícia de que tinha sido selecionado. A bolsa deu direito ao curso Best Practice in Animal Keeping professional training program (BPAK), realizado pela Association of Zoos & Aquariums (AZA), que teve como objetivo compartilhar conhecimento sobre as práticas mais atuais para manutenção de animais sob cuidados humanos, visando sua saúde, bem-estar, nutrição e conservação.

 

Filipe destacou que ficou muito honrado por ter sido selecionado, pois o ZOCG oferece apenas uma bolsa, por ano, a um profissional de zoológico ou aquário brasileiro. “Foi uma grande honra ser selecionado para esta bolsa. Uma oportunidade incrível de adquirir conhecimento, compartilhar experiências e conhecer grandes profissionais de vários Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos. Agora é aplicar essas novas ideias aqui no Zoo Brasília visando sempre melhorar as condições dos nossos animais e o trabalho de conservação da instituição”, destacou.

O diretor ainda falou sobre suas expectativas daqui para frente e ressaltou que pretende compartilhar conhecimentos com os outros profisisonais.. “Quero também compartilhar com outros profissionais de zoos e aquários brasileiros, tendo como fim a progressão das instituições em busca da excelência no manejo animal e conservação”, finalizou.

 

O curso foi realizado no Buffalo Zoo, em Buffalo, Nova York – EUA, do dia 17 a 22 de abril e contou com 22 profissionais de 20 diferentes instituições que atuam pela conservação da natureza.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000