Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/17 às 17h25 - Atualizado em 16/05/19 às 15h43

Equipe do Zoológico atende animais atingidos pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) enviou, nesta segunda-feira (23/10), uma equipe para apoiar o combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que já destruiu 35 mil hectares. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) coordena o trabalho dos brigadistas e os servidores do Zoo prestarão o atendimento aos animais atingidos pelo fogo.

 

A equipe do Zoológico, formada pelo diretor-presidente da Fundação, Gerson Norberto, um biólogo, um veterinário e um auxiliar, realizará um diagnóstico da situação no local e retornará para Brasília na quarta-feira (25/10) para traçar a estratégia de apoio em parceria com o ICMBio. “Prestaremos todo o suporte necessário no atendimento dos animais atingidos de alguma forma pelo incêndio até que a situação esteja controlada”, disse Norberto. O material necessário para o manejo de fauna já foi enviado e, posteriormente, os técnicos do Zoo irão atuar em esquema de rodízio.

 

Mais de 200 pessoas estão envolvidas dia e noite na operação de combate ao fogo. Brigadistas do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis contam com o apoio de bombeiros do Distrito Federal e do Goiás. Voluntários de municípios próximos ao parque também auxiliam os trabalhos. Não há previsão de controle e o local está fechado para visitação.

 

Localizado no Goiás entre os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui 240.586,56 hectares e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000