Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/12/17 às 10h44 - Atualizado em 16/05/19 às 15h38

Zoo de Brasília participa da Conferência Distrital do Meio Ambiente

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) participou de três eixos temáticos que definiram as propostas da Conferência Distrital do Meio Ambiente. De acordo com o regimento interno do evento, essas diretrizes serão encaminhadas para a melhoria das políticas públicas e para elaboração do Plano Distrital de Proteção ao Meio Ambiente.

 

Os quatro servidores do Zoológico de Brasília, que atuaram como delegados representantes de governo, colaboraram na elaboração das propostas dos seguintes temas: gestão territorial e gestão hídrica; usos econômicos da água; biodiversidade e cerrado.

 

Para o diretor-presidente da FJZB, Gerson Norberto, “a participação do Zoo na Conferência fortalece as parcerias com as instituições que trabalham na conservação do Cerrado e fomenta a busca de resultados como a garantia de recursos hídricos”. “O Zoológico atua ativamente na proteção do bioma no qual estamos localizados e as propostas aprovadas são fundamentais para elaboração de políticas públicas, que servirão como base para execução das ações e programas”, completa Norberto.

 

Por meio de uma moção, o Zoo de Brasília sugeriu a inclusão de um programa de incentivo e estruturação de instituições para manejo ex situ (fora do ambiente natural) de espécies nativas do Cerrado no planejamento das políticas públicas do DF. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pela plenária da conferência e poderá ter um regimento formal após apreciação do GDF.

 

O assessor de Conservação e Pesquisa do Zoo, Igor Morais, disse que “o objetivo desta proposta é fornecer suporte às populações selvagens por meio de projetos de soltura para revigoramento populacional ou reintrodução à natureza, mas isso precisa ser reiterado legalmente para conseguirmos o devido apoio, pois são atividades complexas, porém essenciais”.

 

A Conferência foi organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF), nos dias 25 e 26 de setembro, com participação de líderes comunitários de quase todas as regiões do DF, empresários, produtores rurais, lideranças indígenas, servidores públicos, engenheiros e acadêmicos.

 

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000