Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 17h15 - Atualizado em 16/11/22 às 17h24

Abelha sem ferrão é a nova atração do borboletário do Zoo de Brasília

COMPARTILHAR

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), desde o dia 19 de julho, conta uma nova atração no borboletário: a abelha Jataí (Tetragonisca angustula), também conhecida como jataí-amarela, uma espécie sem ferrão. Ela foi trazida ao Zoo com o propósito de educação ambiental para mostrar que existem abelhas que não fazem mal ao ser humano. A introdução da espécie no espaço também tem o objetivo de preservação e estudo, assim será possível conhecer mais sobre esses invertebrados.

 

A espécie é responsável pela polinização de uma pequena área de até 600 metros ao redor de suas colônias. Para o diretor de Répteis, Anfíbios e Artrópodes, Carlos Nóbrega, é de suma importância a educação em relação a essas abelhas e seu papel no meio ambiente. ” A ideia é trazer mais espécies, pois apesar da Jataí ser a mais famosa, existem mais de 50 outros exemplares de abelhas sem ferrão, e é importante a conscientização em relação a essas espécies e sua importância para o meio ambiente como polimerizadoras,” comentou.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7037
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br