Dois filhotes de Jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster) nasceram, nesta terça (12/12) e quarta-feira (13/12), no Zoológico de Brasília. A espécie está incluída no Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves do Cerrado e do Pantanal pois é considerada vulnerável e corre risco de extinção. O Zoo cuida de um casal desde 2006 e o nascimento faz parte do processo de repovoamento e conservação.
O Jacu-de-barriga-castanha é endêmico do Brasil, ou seja, em vida livre só pode ser encontrado no país. Atualmente, a estimativa é que só existam populações representativas em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, somando um máximo de 1700 espécimes na natureza.
O desmatamento é a principal ameaça para a sobrevivência deste animal pois reduz o seu habitat, tornando mais difícil achar alimento, locais seguros para ninhos e, também, isolando populações. Somado a isso, o jacu-de-barriga-castanha também sofre pressão pela caça ilegal.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br