Lêmure-de-cauda-anelada
Lemur catta
TAXONOMIA
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Lemuridae
Características: Este primata mede entre 39 e 46 cm e pesa, em média, 2,2 kg. Possui uma cauda branca com anéis pretos bastante distintivos e que pode medir até 63 cm. A cabeça tem um focinho cuja pele escura mescla com pelos brancos, formando uma “máscara” ao redor dos olhos, delimitada por uma pelagem acinzentada que se estende do topo da cabeça até a base da cauda. O ventre é esbranquiçado. Apresenta glândulas de cheiro nos braços e peito que são usadas para demarcação de território e disputas entre os machos na época da reprodução.
Distribuição Geográfica: Ocorre no sul e sudoeste da ilha de Madagáscar, na costa leste da África.
Fonte: IUCN
Habitat: Florestas tropicais, florestas de galeria e bosques abertos em regiões semiáridas.
Alimentação: Onívoro.
Reprodução: Gestação de 144 dias, nascendo em média 1 filhote.
Expectativa de Vida em Cativeiro: 33 anos.
Status de Conservação (IUCN): Em perigo.
Curiosidades: Os lêmures-de-cauda-anelada vivem em grupos que são liderados, durante a maior parte do ano, por uma fêmea dominante. A exceção está na época da reprodução, quando os machos começam a disputar as fêmeas com seus rivais. Os grupos se mantêm unidos e defendem seu território utilizando uma série de sinais da cauda, cheiros e sons. Assim como todos os lêmures, esta espécie é endêmica de Madagáscar e encontra-se sob grande ameaça da caça ilegal e destruição do habitat pela expansão das fazendas. Uma estimativa recente alerta que a população do lêmure-de-cauda-anelada na natureza diminui 95% desde o ano 2000, e, em alguns locais, restam menos de 30 indivíduos.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br