Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/18 às 15h43 - Atualizado em 5/03/24 às 16h18

Mapa do Zoológico de Brasília

 

 

 

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília possui uma área de mais de 100 hectares e mantém diversas espécies de animais sob seus cuidados. Além de poder conhecer um pouco sobre esses animais, o Zoo de Brasília viabiliza experiências inesquecíveis ao visitante, incluindo-se visita ao Museu de Ciências Naturais, ao Borboletário e ao Serpentário.

 

O Zoo de Brasília foi inaugurado antes mesmo da nossa capital federal, no dia 6 de dezembro de 1957. O objetivo era propor lazer aos pioneiros que trabalhavam na construção de Brasília.

 

A elefante Nelly foi um dos primeiros animais sob nossos cuidados, mas nossa visão e missão mudaram e, hoje, seguimos os conceitos de Zoológico moderno. Nossos trabalhos são voltados para a preservação da biodiversidade, por meio de ações de educação ambiental, pesquisa científica e conservação de espécies ameaçadas de extinção.

 

  • Orientações para a visitação 
  •  –Não tenha contato direto nem alimente os animais de vida livre;
  •  -Proibido entrar com balões, pipas, fogos de artifício, instrumentos sonoros e itens similares;
  •  -Proibida a entrada de animais domésticos. Havendo a necessidade de entrada com cão-guia, solicita-se contato com a equipe do zoológico para que possamos proporcionar condições adequadas para a visitação;
  •  -Proibida a entrada de bebidas alcóolicas;
  • -Utilize, preferencialmente, calçado fechado, meias e roupas que protejam o corpo;
  • -Opte pelas mesas disponíveis no parque para alimentação e piqueniques;
  • -Evite sentar na grama;
  • -Ande pelas calçadas.

 

 

Carrapatos

 

O Zoológico de Brasília é abrigo para muitos animais de vida livre, como capivara, quatis e macacos-prego. Alguns desses animais podem ser portadores de parasitas, como pulgas e carrapatos. Para evitar o contato com esses parasitas, recomendamos que:

 

  • -Ande nas calçadas. Como já dito ali em cima, os carrapatos ficam nas gramas, portanto, use as calçadas asfaltadas para se deslocar dentro do parque.
    -Faça piqueniques nas mesas apropriadas espalhadas por todo o Zoológico. Não utilize a grama!
    -Vista-se de roupas adequadas. Para ficar menos exposto e correr menos risco, é altamente recomendado que sejam utilizadas blusas de manga longa e calças compridas, além de sapatos fechados.
    -Passe repelente por todo o corpo.
    -Agora é só aproveitar o passeio!

 

 

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br