Governo do Distrito Federal
11/05/22 às 17h20 - Atualizado em 22/06/22 às 18h11

Conheça a história de alguns animais que chegaram no Zoo após resgate

COMPARTILHAR

Todos sabem que a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) preza pela conservação das espécies, principalmente as ameaçadas de extinção. O trabalho de recuperação realizado pelo Zoo tem objetivo de tratar, cuidar e, se possível, devolver a natureza esses animais resgatados. Porém, muitas vezes devido a diversos fatores como saúde, comportamento, conservação da espécie, entre outros, não é possível devolver alguns desses animais a vida livre.

 

Um exemplo disso, é a onça-parda batizada como Loki, que chegou ao Zoológico vinda de resgate. Ela foi encontrada em agosto de 2018, em uma área próxima ao lago Corumbá IV e levada a um posto da Polícia Militar do DF em Samambaia, ainda filhote. Chegou ao Zoo com um caso grave de pneumonia e precisou de tratamento intensivo, chegando a utilizar aparelhos de oxigênio para respirar. Mas com o incansável trabalho da equipe de veterinários e biólogos da Fundação, atualmente, encontra-se totalmente recuperada e faz parte do plantel da FJZB.

 

Outra figura no Zoo, que chegou em 2021 vindo de resgate, é o cervo-do-pantanal conhecido como Dudu. Ele foi encontrado em uma fazenda na cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, com apenas dois meses. Foi acolhido pelos moradores do local durante um tempo até que, uma das moradoras entrou em contato com um especialista e ele informou ao diretor do Mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis, sobre a situação do animal.

 

Após esse contato, foi realizada a operação de resgate que trouxe o animal ao Zoológico, onde ele recebeu a devida atenção e cuidados. Atualmente, o Dudu faz parte do Programa de Conservação da Espécie que realiza a aproximação dele com a Anita (cervo-do-pantanal fêmea nascida em cativeiro) buscando assim a reprodução para o aumento no número de indivíduos da espécie.

 

Estes são só alguns casos de animais que o Zoo de Brasília recebe vindos de resgate, mas que, devido a algum fator, não podem ser soltos de volta na natureza. Eles continuam sendo cuidados e observados constantemente pela equipe da FJZB para fins de pesquisa, conservação e educação ambiental.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7007