Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/23 às 12h56 - Atualizado em 12/06/23 às 11h15

Zoológico de Brasília instala ecobarreira no Córrego Guará para contenção de lixo

COMPARTILHAR

Ação faz parte da Semana do Meio Ambiente do Zoológico com projetos voltados à preservação da natureza e dos recursos naturais

 

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília iniciou, na manhã desta segunda-feira (5/6), a instalação da ecobarreira do Córrego Guará. A estrutura faz parte de um dos projetos de educação ambiental da Semana do Meio Ambiente no Zoológico e tem o objetivo de mostrar a importância de minimizar o descarte irregular de lixo na água.

 

Equipe FJZB, Comdemas e Grupo de Escoteiros Candango

 

 

A ecobarreira funciona como contenção de lixo, geralmente confeccionada com algum vasilhame flutuante (galões ou garrafas pet) envolto por uma rede. Este artefato é instalado entre as margens do corpo hídrico e é capaz de reter resíduos plásticos para posterior coleta.

 

Ecobarreira

 

Assim, além de conter resíduos trazidos pela correnteza do Córrego Guará, a instalação desta ecobarreira permitirá obter uma estimativa dos tipos e quantidades de resíduos de ocorrência no corpo hídrico, informações que contribuem para o planejamento de ações contínuas para a preservação e recuperação do córrego.

 

“Essa ação é muito importante para sensibilizar e conscientizar sobre a relação entre nossos hábitos de consumo e descarte de plásticos e como isso impacta os corpos hídricos, a qualidade da água que consumimos e a vida silvestre como um todo. Nos faz pensar que tipo de compromisso temos com o futuro do planeta e de nós mesmos”. – Roger Conrado Lopes – chefe do Núcleo de Práticas Sustentáveis do Zoológico de Brasília.

 

A ação conta com o apoio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) do Guará e da Candangolândia e o Grupo de Escoteiros Candango. Mais de 20 pessoas trabalharam na instalação nesta manhã.

 

 

Córrego Guará

 

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília e o Ibram são responsáveis pela gestão da Unidade de Conservação ARIE de Santuário de Vida Silvestre do Riacho, área de ocorrência do córrego Guará.

 

A água se encontra com a do Córrego do Riacho Fundo, um dos principais afluentes do Lago Paranoá, e abriga o pirá-brasília, espécie de peixe encontrada apenas ali e em risco de extinção.

 

Uma das missões da Fundação é contribuir para a conservação do património de biodiversidade do Distrito Federal, por meio da manutenção de programas de conservação e pesquisa, em especial nas áreas de cerrado e promover a conscientização ecológica dos visitantes por meio da manutenção de programas interativos de educação ambiental.

 

Ecobarreira já instalada

 

 

Imagens: Leonardo Viana

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br