Coruja-negra (Strix huhula)
Características: Mede entre 36 e 40 cm (macho) e entre 38 e 41 cm (fêmea) e pesa entre 330 e 400 g (macho) e entre 411 e 480g (fêmea). A sua envergadura é de 243 a 280 milímetros. O disco facial é negro e densamente marcado com linhas brancas concêntricos, com o aro e sobrancelhas finamente salpicados de esbranquiçado e preto. Os olhos são marrom-escuros com rosa-pele das pálpebras. O queixo tem uma mancha enegrecida. A testa e coroa para a parte inferior das costas são densamente marcadas com estreitas e esbranquiçadas barras onduladas.
Alimentação: A coruja-preta alimenta-se principalmente de insetos, especialmente gafanhotos, baratas e besouros. Também come roedores, répteis, pequenos pássaros e morcegos, inclusive espécies nectarívoras visitando bebedouros de beija-flores deixados ao ar livre.
Hábitos: Ave noturna, que se empoleira em um local bem escondido em uma árvore durante o dia, e torna-se ativa ao anoitecer. Habita florestas altas de terra firme e de várzea, bordas de florestas e árvores em clareiras. Aparentemente é incomum, podendo entretanto passar facilmente desapercebida. Vive à altura do estrato médio ou da copa. As presas são capturadas em voo, em plantas no dossel e no sub-bosque da mata ou no solo. Adapta-se a ambientes antrópicos como áreas de cultivo próximas à mata, praças e parques em metrópoles.
Distribuição Geográfica: Amazônia brasileira, Centro-oeste, Minas Gerais e do Rio de Janeiro a Santa Catarina além do Nordeste (Bahia, Maranhão e Piauí). Encontrada também da Venezuela ao Paraguai, Argentina, Colômbia, Equador, sul da Bolívia e América do Sul a leste dos Andes. Principalmente em localidades a baixa altitude, entre o nível do mar e 500m, raramente alcançando 1400m.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br