Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/20 às 15h26 - Atualizado em 23/05/24 às 16h36

Macaco-aranha-de-cara-preta

COMPARTILHAR

Macaco-aranha-de-cara-preta (Ateles chamek)

 

TAXONOMIA
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Atelidae

 

Nome no Zoo: Preto e Sarah

 

Histórico: Preto – O Preto nasceu no Zoológico de Brasília em 21 de junho de 2003. O Macaco-aranha-de-cara-preta é fruto da união entre Janete e Rodrigo que também faziam parte do plantel do Zoo.

 

Sarah – Nasceu no Zoológico de Brasília em 18 de março de 2016 e também é fruto do amor entre Janete e Rodrigo.

  

Características: É uma das maiores espécies de macaco-aranha, com o corpo medindo aproximadamente 70 cm e uma cauda longa que pode atingir 1 m. Pesam em média 8 kg, sendo os machos maiores do que as fêmeas. A face e a pelagem do corpo são totalmente negras, com pelos curtos. Vivem em grandes grupos que podem ter mais de 30 indivíduos, dividindo-se em grupos menores no período de alimentação.

 

Distribuição Geográfica: Ocorre no estremo sudoeste da Amazônia, entre o sul dos rios Solimões e Javari e margem esquerda do Rio Tefé e oeste do Rio Teles Pires ou São Manoel, nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso. É encontrado também na Bolívia e Peru.

Habitat: Florestas de planície, semidecíduas.

 

Alimentação: Onívoro.

 

Reprodução: Gestação de 220 a 232 dias, nascendo 1 filhote.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: 35 anos. 

 

Status de Conservação (MMA): Vulnerável.

 

Curiosidades: Possui braços e pernas longos e cauda preênsil, que permitem se deslocar com facilidade entre as copas das árvores. Essa característica do corpo é responsável pelos primatas desse grupo serem conhecidos “macacos-aranha”. Em relação às outras espécies de primatas do Novo Mundo, os macacos-aranha se reproduzem mais lentamente, acasalando uma vez a cada 3 a 4 anos. O filhote torna-se independente entre 17,7 a 20,8 meses, atingindo a maturidade sexual em torno de 4 anos de idade. Apresentam importante papel ecológico na dispersão de sementes dentro da floresta.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
1 1 0

 

* Com informações de: IUCN, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br