Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/19 às 10h58 - Atualizado em 10/07/19 às 13h04

Está aberta a temporada da Colônia de Feras do Zoológico de Brasília

Por Renata Werneck, do Zoológico de Brasília

Enfim elas chegaram! Sonhada pelas crianças e, às vezes, temida pelos pais, aqui estão as tão esperadas férias escolares. Nessas férias de julho, 45 crianças com idades entre cinco e nove anos participam da Colônia de Feras do Zoológico de Brasília, que ocorre até sexta-feira (12).

 

Com o objetivo de tirar os pequenos da intensa rotina tecnológica, com internet e eletrônicos, o projeto tem a proposta de promover a conscientização ambiental e social nas crianças. Durante toda a semana, elas serão acompanhadas por funcionários e especialistas do Zoo para aprender mais sobre o funcionamento e os animais do plantel.

 

As crianças foram divididas em três equipes: lobo-guará, ariranha e jaguatirica. Logo no primeiro dia de aventuras, elas passaram por experiências únicas e que não ocorrem durante uma visita normal ao zoológico. Um exemplo? Os pequenos puderam alimentar o casal de antas do parque: a Melancia e o Ozzy.

 

Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

 

Mas esse foi só um dos momentos especiais que nossas ferinhas tiveram. Logo no início, após conhecer as equipes e colocar as camisetas personalizadas preparadas pelos nossos funcionários da Diretoria de Educação Ambiental (Deam), as crianças foram conhecer a Loki, a filhote de puma de apenas nove meses de idade. E o melhor: as quatro ferinhas que acertaram um dos nomes da espécie (puma, suçuarana ou onça-parda) puderam chegar bem pertinho e fazer um carinho.

 

Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

 

Depois disso, os grupos fizeram uma visita aos grandes felinos e puderam ver os tigres-brancos, as onças pintadas e pardas. Seguindo com o passeio, as crianças conheceram o Nei, o nosso Urso-de-Óculos e foram até o serpentário, uma das áreas consideradas mais legais pelos pequenos aventureiros.

 

Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

 

A criançada também conheceu o Museu de Ciências Naturais e viram de pertinho o crânio de alguns animais e a ossada do primeiro elefante do Zoo, a Nely. E, depois disso tudo, ainda deu tempo de visitar o Borboletário e aprender sobre as particularidades do escorpião-amarelo e da aranha-caranguejeira.

 

Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

 

Após um dia cheio de conhecimentos e experiências diferentes e desconectadas do mundo virtual, as crianças já estavam entrosadas e ansiosas para voltar no dia seguinte. Aliás, a aventura está só começando.

 

Confira alguns registros da Colônia de Feras:

Imagens*: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília.

 

Imagens*: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília.

 

*Fotos autorizadas pelos responsáveis

 

 

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000