Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 15h47 - Atualizado em 24/03/20 às 16h57

Trinca-ferro

Trinca-ferro (Saltator similis)

 

 

TAXONOMIA
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae

 

Características: Possui o bico negro e forte que originou o nome comum dessas aves. Apresenta dorso verde, cauda e lados da cabeça acinzentados. Possui uma listra branca acima dos olhos com a garganta toda branca. Por baixo, é cinza nas laterais, sendo que o ventre é alaranjado e branco no centro da barriga. As asas são esverdeadas.  Não existem diferenças corporais entre machos e fêmeas.

 

Distribuição Geográfica: Ocorrem no Brasil nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Mundialmente há registros em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Habitat:  Habitam capoeiras, bordas de matas e clareiras, ocupando os estratos médio e superior.

 

Alimentação: Frutos, insetos e sementes.

 

Reprodução: Faz o ninho em arbustos com 1 a 2 m de altura, em forma de uma tigela. São feitos com folhas grandes e secas seguras por alguns ramos, e, no interior, são colocadas pequenas raízes e ervas. Período de incubação e em torno de 12 a 15 dias e posturas de 2 a 3 ovos, de coloração azul-claros ou verde-azulados, com manchas pequenas e grandes. Durante o período de reprodução, vivem estritamente aos casais, sendo extremamente fiel a um território.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 10 a 20 anos

 

Status de Conservação (MMA): Pouco preocupante.

 

Curiosidades: Possui um bico duro e forte, com bicadas potentes para o seu tamanho. Seu canto varia um pouco de região a região, embora mantenha o mesmo timbre. Para diferenciar o macho da fêmea é necessário perceber o canto do macho e o piado da fêmea.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
1 0 0

 

* Com informações de: WikiAves e Ornitologia Brasileira (Helmut Sick).

 

Fotografia por: Frodoaldo Budke.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000