Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/18 às 10h12 - Atualizado em 16/05/19 às 15h17

Zoo participa de reunião com embaixada do Equador

O diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), Gerson Norberto, participou de reunião convocada pela embaixada do Equador nesta terça-feira (11/12). Durante o encontro, que contou com a presença do embaixador, Diego Rivadeneira, e da segunda secretaria, Susana Fuentes, foram iniciadas as tratativas sobre cooperação técnica bilateral com foco na conservação de espécies silvestres da fauna e da flora Sul Americana.

 

As tratativas que estão sendo realizadas entre as instituições do Brasil e do Equador são desdobramentos das atividades técnicas e conservacionistas do Zoo de Brasília. A cooperação técnica entre a FJZB e a Fundação Zoológico do Equador possibilita a realização de compartilhamento de conhecimento técnico e desenvolvimento de protocolos para manejos cooperativos de espécies sul americanas ameaçadas de extinção com o Zoológico de Quito, tais como onça, lobo-guará, cervo-do-pantanal, condor, urso-de-óculos e harpia.

 

Para Norberto, “as ações proporcionarão o estabelecimento de populações back-ups das espécies, que significa dispor de indivíduos saudáveis e aptos para colaborar com a preservação dos grupos que ocorrem em suas áreas nativas (in situ)”.

 

A gestão atual do Zoológico de Brasília desenvolveu outras parcerias com o objetivo de cooperação técnica, como o programa internacional de Conservação do Zoo com o Governo da Bolívia para manutenção de uma população saudável de urso-de-óculos. Além disso, as tratativas não se restringem às espécies sul americanas.

 

Em junho, foi apresentada proposta de parceria com a embaixada do Quênia para manejo cooperativo de espécies africanas selvagens e ameaçadas de extinção, com prestação de apoio aos programas conservacionistas instituídos pela FJZB. A capacitação dos técnicos e o incentivo as atividades de educação ambiental, tanto no Zoo de Brasília como em parques no Quênia como o Nairobi National Park, estão contempladas e serão acompanhadas pelas equipes envolvidas.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000