Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/18 às 13h30 - Atualizado em 16/05/19 às 15h34

Zoo e Comdema promovem reunião sobre primeiro corredor ecológico urbano do DF

O diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), Gerson Norberto, participou de reunião nesta sexta-feira (23/02) com a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) da Candangolândia. As instituições são parceiras na construção do projeto de implantação do primeiro corredor ecológico urbano do Distrito Federal.

 

O objetivo é que o primeiro corredor ecológico urbano do DF promova ações de recuperação de áreas degradadas e a conectividade entre elas, o que permite um maior fluxo de fauna e flora entre a Fazenda Sucupira (área anexa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa) e o Lago Paranoá. Além disso, a iniciativa prevê a realização de trilhas ecológicas para que os cidadãos possam conhecer e cuidar de preciosos recursos naturais como nascentes e córregos d’água.

 

As trilhas serão organizadas pela Comdema, junto com grupos de escoteiros e o Grupo de Caminhadas Brasília (GCB), na área de preservação dentro do Zoo de Brasília e em toda a extensão da poligonal do corredor proposto. Segundo o Diretor Presidente da FJZB, trata-se de uma ação demandada pela própria Fundação, por meio do Grupo de Trabalho de Poda e Paisagismo que foi criado no âmbito do Conselho do Meio Ambiente (Conam), e pela Comdema da Candangolândia. O projeto está em análise pelo GDF.

 

Para Norberto, “garantir a recuperação dessas áreas, interligá-las e prover estrutura para que as pessoas possam conhecê-las faz parte de um processo de apropriação de recursos naturais pela própria população. Somente com esse sentimento de pertencimento a um processo de proteção e de recuperação de áreas naturais é que conseguiremos sucesso nas ações de conservação e preservação da fauna, da flora e da cidadania. Todas estas ações fazem parte do objetivo institucional da FJZB”.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000