Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/19 às 11h22 - Atualizado em 16/07/19 às 11h23

Zoo promove chá revelação para filhote de bugio-ruivo

Por Renata Werneck, do Zoológico de Brasília

No último sábado (13), o Zoológico de Brasília realizou um evento um tanto quanto diferente: o chá revelação do mais novo membro da família de bugios-ruivos (Alouatta puruensis), nascido há dois meses no Zoo. Depois de muito suspense, o público presente na cerimônia se animou ao descobrir que o pequeno macaco é macho e se chamará Tutu. 

 

Foto: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília

 

O bebê veio ao mundo no dia 22 de maio, mas até então, os pais superprotetores não haviam deixado ninguém se aproximar do filhote para descobrir seu sexo. Os profissionais só conseguiram realizar os exames quando o pequeno bugio já estava um pouco mais independente. Tutu, que ficará aos cuidados da mãe até aproximadamente 20 meses de idade, recebeu esse nome em homenagem a um dos cuidadores da espécie. O pequeno bugio pode chegar a viver em torno de 25 anos.

 

Foto: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília

 

Chokito e Riquinha, os mais novos pais do pedaço, são um casal de bugios-ruivos que foram encaminhados ao Zoológico de Brasília em 2010, com 10 meses de idade, após um resgate realizado pelo IBAMA no Acre. Devido à destruição das florestas no sul da Amazônia, o bugio-ruivo é classificado como vulnerável e não se sabe ao certo quantos ainda sobrevivem na natureza. 

 

O chá revelação serviu como uma oportunidade para mostrar o programa de reprodução em cativeiro da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, uma iniciativa que busca preservar espécies ameaçadas ou vulneráveis. O programa já possibilitou, desde 2015,  o nascimento de 17 filhotes de várias espécies. 

 

Chokito, Riquinha e Tutu estão no Micário do Zoo e podem ser visitados, assim como as outras duas fêmeas da espécie.

Foto: Tiago Severo/Zoológico de Brasília

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000