Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/23 às 12h39 - Atualizado em 5/12/23 às 12h39

Zoológico de Brasília celebra 66 anos com homenagens e parcerias para fortalecer o turismo local

COMPARTILHAR

No coração da capital brasileira, o Zoológico de Brasília completa 66 anos de existência, marcando décadas de dedicação à preservação da fauna e à educação ambiental. A data especial será celebrada, nesta quarta-feira (6/12), com a sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Turismo do DF (Setur).

 

A sessão solene da CLDF, programada para acontecer no próprio zoológico, às 10h, reúne autoridades, funcionários e a comunidade local para celebrar os 66 anos do espaço dedicado à conservação e ao estudo da biodiversidade. Durante a cerimônia, serão relembrados momentos marcantes da história do zoológico, desde sua inauguração em 1957, até os dias atuais.

 

Para o Diretor-Presidente, Wallison Couto, o evento também importante para homenagear as pessoas que fizeram parte da Fundação. “A expectativa é que a sessão solene promova não apenas o reconhecimento da importância do zoológico, mas também sensibilize a população para a preservação da fauna e a necessidade de iniciativas sustentáveis”, acrescentou.

 

Outro destaque do aniversário será a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Zoológico de Brasília e a Secretaria de Turismo do DF. A parceria visa fortalecer a presença do zoológico na rota turística da capital, incentivando a visita de turistas locais e de outras regiões do país.

 

 

Dessa forma, o aniversário de 66 anos do Zoológico de Brasília não apenas celebra o passado, mas também lança olhares para o futuro, promovendo a conscientização ambiental, a preservação da biodiversidade e o fortalecimento do turismo local.

 

Mascote 

 

Depois de ter contabilizado mais de 1,7 mil votos, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) divulgará qual foi o animal escolhido para ser o mascote da instituição. O anúncio será feito na rede social do zoo, nesta quarta-feira (6).

 

Durante uma votação de 24 horas, o público pôde escolher – entre a loba-guará Atena, o elefante Chocolate, o rinoceronte Thor e a girafa Yaza – qual seria o representante do zoo em campanhas publicitárias, programas educativos e eventos institucionais.

 

A divulgação do animal vencedor – que recebeu 783 votos – será feita durante evento comemorativo de aniversário do zoo.

 

História

 

A primeira instituição ambientalista do Distrito Federal foi criada para abrigar a elefante Nely, que foi doada pelo embaixador da Índia e se tornou um dos animais mais marcantes da história da cidade. Na época, as atividades que deveriam ser desempenhadas pelos zoológicos não eram bem definidas e o objetivo principal era o entretenimento da população.

 

Atualmente, a gestão da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) atua com foco na conservação e educação ambiental. O Zoo desenvolve projetos conservacionistas de pesquisa e reprodução de espécies, manejos cooperativos nacionais e internacionais, além de promover a sustentabilidade. Também realiza resgates, reabilitações de animais silvestres, enviados para soltura e reintroduções realizadas pelos órgãos ambientais (Instituto Brasília Ambiental/Ibram e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama).

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br