Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/24 às 10h11 - Atualizado em 1/07/24 às 16h52

Papagaio-dos-garbes

COMPARTILHAR

 

Papagaio-dos-garbes (Amazona kawalli)

 

TAXONOMIA
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae

 

Histórico: O Zoológico de Brasília possui apenas um Papagaio-dos-garbes macho, o qual foi trazido do Zoológico de Itatiba por meio de permuta. Ele chegou a Brasília em 23 de novembro de 2007.

 

Características: Mede 36 centímetros de comprimento. Descrita apenas em 1989, a espécie foi confundida durante muitos anos com o papagaio-moleiro, da qual difere pela presença de uma larga prega cutânea branca na base do bico e retriz externa com margem avermelhada na cauda. A coroa e os lados da cabeça são de coloração verde uniforme, sem aspecto farinhado. Anel perioftálmico cinza escuro. Mandíbula amarelo fosco, maior parte da maxila com mesmo colorido, restante cinza. Pele branca em volta do bico e até uma certa protuberância na junção do bico superior e inferior, onde é mais larga essa pele branca. Encontro verde amarelo, sem presença de penas vermelhas. Cauda com uma barra vermelha de mais ou menos 2 centímetros de largura na parte superior das retrizes externas (vermelho vivo na parte superior e vinho na inferior), os três pares centrais das retrizes são verde escuro. Todas as retrizes apresentam larga banda terminal verde amarelada.

 

Distribuição Geográfica: Endêmico do Brasil, apresenta ampla distribuição Centro-Amazônica.

 

 

Habitat: O papagaio-dos-garbes habita em matas de terra firme, de igapó, de várzea, ilhas fluviais da bacia amazônica e áreas abertas arborizadas.

 

Alimentação: Na natureza o papagaio-dos-garbes têm um cardápio bem variado eles frugívoras ou seja, se alimentam especificamente de frutas, verduras, flores, sementes, grãos e pequenos insetos.

 

Reprodução: A reprodução geralmente acontece entre agosto e novembro, e seu acasalamento resulta em até quatro ovos.

Assim, as fêmeas os incubam por cerca de 30 dias, durante esse período, é função do macho alimentá-los por meio da regurgitação.

Assim é feito o mesmo procedimento para os filhotes por serem bem pequenos. Após dois meses, os jovens papagaios estão prontos para deixar os ninhos.

No entanto, eles ainda estão perto de seus pais, isso porque as espécies adultas tendem a retornar aos mesmos ninhos, ou seja, a cada estação reprodutiva subsequente.

 

Expectativa de Vida: 80 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Quase ameaçada

 

Curiosidades: O papagaio-dos-garbes é uma espécie de ave que foi descoberta em 1980 e foi confundida com o papagaio moleiro por vários anos, diminuindo sua popularidade.

Por causa dessa confusão descobriu-se que ele tem uma faixa branca na base do bico que o distingue dos demais.

Ave com poucos registros publicados, mas que indicam sua localização, ocorrendo principalmente na Amazônia brasileira abaixo do Juruá.

 

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
1 0 0

 

* Com informações de: WikiAves

 

Fotografia por: Criadouro Onça Pintada.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br