Jararaca-pintada (Bothrops neuwiedi)
Habitat: Encontradas em ambientes secos, em borda ou interior de florestas.
Distribuição: No Brasil, localizam-se na porção sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Hábito de vida: São terrícolas ou arborícolas
Características gerais: É a espécie que melhor se adaptou a áreas degradadas. As fêmeas são maiores que os machos, apresentam cabeças proporcionalmente maiores e caudas menores. Se alimentam, basicamente, de roedores, anfíbios e invertebrados, mas possuem preferência por mamíferos.
Curiosidade: Seu veneno tem ação proteolítica. Todas as serpentes do grupo Bothrops, quando injetam o veneno, produzem sintomas semelhantes: no local da picada, sempre há dor, com aumento progressivo; a região afetada começa a inchar gradativamente e surgem manchas róseas (avermelhadas) ou cianóticas (azuladas ou arroxeadas); a seguir, surgem bolhas, que podem conter sangue no interior. Quando as reações locais se tornam mais intensas, aparece febre e podem ocorrer infecções secundárias. Nas ocorrências graves, é possível surgir vômitos, sudorese e desmaio.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br