O Zoológico de Brasília encerrou, nesta sexta-feira (13/06), o 48º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O evento aconteceu na União Pioneira de Integração Social (Upis), com mais de 300 participantes e 177 trabalhos científicos submetidos.
O congresso começou na terça-feira (10/06) e abordou o tema “Estratégias Integradas para Conservação, Comunicação e Gestão de Zoológicos e Aquários”, com o objetivo de debater a importância de uma gestão eficiente e planejada para maximizar o impacto dos zoológicos na conservação.
O diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, encerrou o congresso destacando o sucesso do evento. “Sabemos da responsabilidade que é realizar um congresso e queria agradecer a todos os servidores do Zoológico de Brasília que idealizaram esse evento incrível. Foi um trabalho em equipe com um desfecho muito feliz. Foram dias inesquecíveis”, finalizou Couto.
O último dia de congresso contou com palestras sobre a importância dos Zoológicos no contexto zoosanitário do Brasil, saúde e bem-estar animal, técnicas de manejo em zoológicos e aquários e avaliação das perspectivas futuras para o setor.
O Aquário do Pantanal, em Campo Grande, será o próximo a sediar o congresso. O tema será votado em 2026.
Programação do sábado
Apesar de terminar nesta sexta-feira, a organização do 48º Congresso preparou uma programação especial para sábado (14/06) com um curso de fotografia, ministrado pelo servidor e fotógrafo do Zoológico de Brasília, Caio Cavalcante, no Parque Nacional de Brasília.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br