Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/25 às 14h38 - Atualizado em 29/09/25 às 15h35

Recinto dos sauins-de-coleira será fechado temporariamente para dar mais privacidade ao casal Tucupi e Ama-tiri

COMPARTILHAR

O Zoológico de Brasília informa que o recinto dos sauins-de-coleira (Saguinus bicolor) será fechado temporariamente para visitação. A medida tem como objetivo oferecer mais privacidade ao casal Tucupi e Ama-tiri, contribuindo para o bem-estar dos animais e para o sucesso de futuros projetos de reprodução da espécie.

 

Tucupi foi resgatado em 2017, no Amazonas, em uma ação do Ibama. No mesmo ano, chegou ao Zoológico de Brasília, onde se tornou pai de três filhotes de sauim-de-coleira, reforçando os esforços de conservação da espécie. Já Ama-tiri chegou mais recentemente, em setembro de 2024, também resgatada em Manaus. Ela vivia em condições impróprias para a sobrevivência, em áreas de risco como trechos desmatados, regiões com foco de incêndio e locais sujeitos a atropelamentos.

 

O fechamento do recinto faz parte das ações do Zoológico de Brasília em parceria com programas nacionais de conservação que buscam garantir a reprodução e a preservação do sauim-de-coleira, uma espécie que está ameaçada de extinção e tem como habitat natural a região de Manaus e arredores. A destruição de áreas florestais, a urbanização acelerada e o avanço das atividades humanas estão entre as principais ameaças a esses primatas.

 

Com esse cuidado especial, o Zoológico de Brasília reafirma seu compromisso com a conservação da biodiversidade, investindo em projetos de reprodução, resgate e educação ambiental para garantir que espécies ameaçadas como o sauim-de-coleira tenham um futuro mais seguro.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br