28/01/20 às 15h50 - Atualizado em 7/06/24 às 10h54

Classe  Mammalia
Ordem  Primates
Família  Cercopithecidae

Nomes no Zoo: Fernanda, Rob, Jade, Pitoco e Tacha.

Histórico:

Fernanda – A fêmea nasceu no Zoológico de Brasília e é mãe de Jade e Rob, que também fazem parte do plantel do Zoológico.

Rob – Filhote da Fernanda, nasceu no Zoológico de Brasília em 25 de novembro de 2012.

Jade – Assim como Rob, Jade é filhote da Fernanda. Ela nasceu no Zoológico de Brasília em 7 de março de 2010.

Pitoco – Nascido em 15 de abril de 2010, no Zoológico de Brasília.

Tacha – O Tacha é um macho da espécie, que nasceu no Zoológico de Brasília em 16 de maio de 2011.

Características: Esta espécie possui uma grande diferença entre os sexos, com os machos medindo 80 cm e pesando em torno de 20 kg. As fêmeas são menores, pesando de 10 a 15 kg e medindo até 45 cm. Há também diferenciação na pelagem, com a dos machos sendo cinza e longa e a das fêmeas, amarronzada e mais curta. A cauda atinge 60 cm e terminam em um tufo.

Distribuição Geográfica: Ocorre no nordeste da África e sudoeste da península Arábica.

Habitat: Savanas, áreas semidesérticas e rochosas, procurando penhascos no entardecer para dormir.

Alimentação: Onívoro.

Reprodução: Gestação de 172 dias, nascendo 1 filhotes.

Expectativa de Vida em Cativeiro: 28 anos.

Status de Conservação (IUCN): Menos Preocupante.

Curiosidades: Os machos formam haréns com até 23 fêmeas, que mantêm sob forte vigilância para evitar interações destas com outros machos. Indivíduos sem harém possuem uma série de estratégias para estabelecer o seu próprio, que vão desde “adotar” fêmeas jovens até sequestrá-las de haréns já estabelecidos.

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado

* Com informações de: IUCN, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.

Veja como é a alimentação dos babuínos: