28/01/20 às 16h09 - Atualizado em 27/05/24 às 16h13

Classe  Mammalia
Ordem  Cetartiodactyla
Família  Camelidae

Nomes no Zoo: Tica, Chaguinha e Lisa.

Histórico:

Tica – Nascida no Zoológico de Brasília em 30 de março de 2007. Ela é a mãe de Chaguinha.

Chaguinha – O macho é filhote de Tica e nasceu no Zoológico de Brasília em 1° de março de 2010.

Lisa – Está no Zoológico de Brasília desde o seu nascimento em 1° de junho de 2011.

Características: Espécie resultante da domesticação do guanaco (Lama guanicoe) pelos Incas. Adaptada à regiões frias, esta espécie é utilizada para transporte de carga, obtenção de lã, carne e couro. São animais sociais e convivem bem com o ser humano, mas quando se sentem ameaçados ou estressados podem cuspir um muco fétido.

Distribuição Geográfica: Espécie domesticada, pode ser encontrada em diferentes regiões do mundo.

Habitat: Espécie domesticada, não tendo um habitat específico. Suas características são de adaptação à regiões frias.

Alimentação: Herbívoro.

Reprodução: Possui uma gestação de 330 dias.

Expectativa de Vida em Cativeiro: 18 anos.

Status de Conservação (IUCN): Não Consta.

Curiosidades: Lhamas são comuns na América do Norte, Europa e Austrália, onde são comercializadas. Vivem em grupos com fêmeas reprodutoras e seus descendentes. Este grupo é liderado por um macho que defende agressivamente sua posição ao se envolver em luta por dominância. Esta luta consiste no macho tentando derrubar seu adversário para o chão, mordendo seus membros e envolvendo seu próprio pescoço em torno de seu oponente. A dominância é alcançada quando o adversário aceita sua submissão, se deitando de lado no chão com o pescoço baixo e a cauda levantada.

Plantel do Zoológico
Machos   Fêmeas   Indeterminado

* Com informações de: IUCN, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.