12/02/20 às 9h08 - Atualizado em 18/03/24 às 13h23

Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae

Características: Mede cerca de 34 cm de comprimento. A ararajuba apresenta as cores da bandeira brasileira tendo a maior parte do corpo amarela com as pontas das asas verdes.

Distribuição Geográfica: Ocorrem exclusivamente no Brasil, principalmente encontrado no leste amazônico, mas também há registros de sua ocorrência em estados como Rondônia e Mato Grosso.

Habitat: Habitam copa de florestas úmidas e sua área de ocorrência é onde ocorrem os maiores índices de desmatamento.

Alimentação: Sementes, frutas, e flores.

Reprodução: Procura árvores altas e ocas para construir seus ninhos, dentro de uma câmara profunda que impeça a ação de predadores, como os tucanos. Nesse local, colocam de dois a três ovos que são incubados por aproximadamente 30 dias, não somente pelos pais, mas também por outros indivíduos do bando. Esses “ajudantes” colaboram ainda no cuidado com os filhotes até que se tornem adultos.

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 30 anos

Status de Conservação (MMA): Vulnerável.

Curiosidades: Existe uma população introduzida desta espécie registrada em Joinville/SC, resultado de processo de soltura ocorrido no ano de 1984, mas não ocorrem naturalmente na região sul. É bastante social, inclusive no período reprodutivo, vivendo em bandos de 4 a 10 indivíduos. Na área de  ocorrência da espécie se verificam os mais altos índices de desmatamento na Amazônia. Dessa forma, a perda de seu habitat é uma das principais ameaças que colocam em risco a sobrevivência dessas aves. O tráfico de aves silvestres é outro fator que contribui significativamente para redução desses indivíduos na natureza.

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado

* Com informações de: WikiAves e Ornitologia Brasileira (Helmut Sick).

Fotografia por: Danilo Mota

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048