12/02/20 às 10h16 - Atualizado em 24/03/20 às 16h29

Classe Aves
Ordem Anseriformes
Família Anatidae

Características: Essa ave possui aproximadamente entre 85 cm e 120 cm de envergadura. O macho chega a ter, em média, 2,2 kg e a fêmea costuma pesar pouco mais da metade disso. Possuem a plumagem negra, com uma parte branca nas asas. A região branca das asas aumenta conforme o passar dos anos, sendo reduzida ou ausente em fêmeas e jovens. As fêmeas também não possuem topete frontal, penacho nucal bem como quase não possuem carúnculas na base do bico, ao contrário do macho. Em ambos os sexos, o bico possui uma faixa esbranquiçada.

Distribuição Geográfica: Ocorrem em todo o Brasil. Mundialmente há registros em países como México e Argentina.

Habitat: Habitam lagos e rios cercados por matas e se empoleiram em galhos desfolhados, utilizando para dormir árvores altas em capões e matas ribeirinhas.

Alimentação: Plantas aquáticas, brotos e folhas.

Reprodução: Faz seu ninho em bordas de matas e próximo da água, geralmente feito em ocos de palmeiras mortas.

Expectativa de Vida em Cativeiro: Dados insuficientes

Status de Conservação (MMA): Pouco preocupante.

Curiosidades: Espécie domesticada por grupos indígenas na América do Sul para o consumo da carne. A espécie também é domesticada e criada como pet em fazendas e chácaras. Sua vocalização é um bufar surdo que ocorre principalmente em disputas entre machos.

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
x x x

Obs: animais vida livre.

* Com informações de: WikiAves e Ornitologia Brasileira (Helmut Sick).

Fotografia por: Sergio Murilo.