Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/20 às 15h49 - Atualizado em 4/04/24 às 9h12

Ariranha

COMPARTILHAR

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

 

 

TAXONOMIA
Classe   Mammalia
Ordem   Carnívora
Família   Mustelidae

                                                                   

Nomes no Zoo: Macau e Saraê

 

Histórico: Macau – Chegou ao Zoológico de Brasília em 2019 e veio do Zoológico da Alemanha.

 

Saraê – Chegou ao Zoológico de Brasília em 2022, após decisão da Associação de Zoológicos e Aquários no Brasil junto com o ICMBio para reprodução da espécie. Ela estava no Aquário de São Paulo.

 

 

Características:  É a maior espécie de lontra do mundo, pesando entre 20 e 30 kg e podendo medir até 1,7 m. Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas. A cabeça é pequena com o corpo alongado, cauda longa e achatada, e patas curtas e robustas com membranas interdigitais. Sua pelagem é espessa e curta possuindo coloração amarronzada, com manchas brancas no pescoço cujo desenho e quantidade variam de indivíduo para indivíduo.

 

Distribuição Geográfica: No passado era encontrada na Argentina e Uruguai. Atualmente, ocorre no Brasil, habitando a Amazônia, Cerrado e Pantanal, e também sendo encontrada na Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Habitat: Rios com pouca correnteza e, preferencialmente, com águas claras.

 

Alimentação: Carnívoro.

 

Reprodução: Gestação varia entre 55 e 70 dias, nascendo de 1 a 5 filhotes.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: 12 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Vulnerável.

 

Curiosidades: Vivem em grupos familiares liderados por um casal reprodutor. Os filhotes costumam permanecer no grupo mesmo após atingir a idade adulta, colaborando na criação dos irmãos ao atuarem como babás. As ariranhas são territoriais e utilizam fezes e urina para demarcar sua área, mantendo o grupo também unido por um complexo conjunto de vocalizações. No passado, a espécie foi intensamente caçada por sua pele e desapareceu de várias regiões.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
1 1 0

 

* Com informações de: IUCN, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br