Borboleta-pavão-branco (Anartia jatrophae)
Características:
Indivíduos desta espécie possuem as asas de contornos serrilhados, com duas projeções, como pequenas caudas, nas asas traseiras. Possuem cerca de 5 a 7 centímetros de envergadura e são basicamente de coloração branca com delineamentos em marrom-acinzentado, vistos por cima, com 3 manchas circulares negras, uma na asa anterior e duas na posterior, visíveis em ambos os lados de suas asas (superior e inferior). Também apresentam cores em laranja e amarelo, principalmente na borda das asas, em algumas subespécies. Possuem pouco dimorfismo sexual, com suas fêmeas apresentando um padrão de coloração similar ao do macho.
Distribuição:
Do sul dos Estados Unidos até a Argentina.
Curiosidades:
É mais ativa nas horas mais quentes do dia, podendo ser encontrada em locais com abundância de água, por exemplo, em margens de rios, pântanos e ambientes que foram modificados pelo homem, como os habitats de florestas secundárias, campos, pastagens, jardins, praças, estradas e pomares.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br