Guanaco (Lama guanicoe)
TAXONOMIA
Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Camelidae
Características: O corpo mede entre 90 a 130 cm de altura até os ombros, seu peso varia entre 115 a 140 kg. Todas as espécies de guanaco tem a pelagem que varia do marrom ao avermelhado escuro, com o ventre, peito e pernas brancas e cabeça cinza ou preta. Não há diferença entre machos e fêmeas. Todos os animais desta família têm cabeças pequenos, não possuem chifres ou galhadas, e um lábio superior dividido. Para ajudar a lidar com os climas ásperos e variáveis que encontram ao longo de sua ampla distribuição, guanacos desenvolveram adaptações fisiológicas que lhes permitem responder com flexibilidade às mudanças nas condições ambientais.
Distribuição Geográfica: São encontrados na América do Sul, norte do Peru, Bolívia, Argentina, Chile, ilha Navarino e extremo sul da América do sul.
Fonte: IUCN
Habitat: Deserto, montanhas, pastagens, savanas, matagais e florestas temperadas húmidas.
Alimentação: Herbívoro.
Reprodução: Gestação entre 335 dias, nascendo 1 filhote.
Expectativa de Vida em Cativeiro: 25 anos.
Status de Conservação (IUCN): Menos Preocupante.
Curiosidades: Guanacos tem um sistema social bastante flexível, as populações podem ser sedentárias ou migratórias, dependendo da disponibilidade durante todo o ano de forragem. Durante a época de reprodução, guanacos podem ser encontrados em três unidades primárias sociais: várias famílias, grupos masculinas e associações de machos solitários. São ótimos dispersores de sementes, ajudam no controle de crescimento da vegetação em sua pastagem.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br