Jupará (Potos flavus)
TAXONOMIA
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae
Características: É um Procionídeo de pequeno porte, cabeça e orelhas arredondadas, focinho curto, língua longa e estreita, corpo comprido medindo d 40 a 76 cm, patas posteriores maiores que as anteriores, possui cauda preênsil que pode chegar a 57 cm sendo mais longa que o corpo, apresenta as solas dos pés coberta por pelos, e seu peso varia de 1,5 a 4,5 kg. A pelagem dorsal é densa, curta, tendo a coloração marrom-amarelada, com uma listra mais escura no centro, a pelagem do ventre tem tom de amarelo-claro. Podendo os macho serem maiores do que as fêmeas.
Distribuição Geográfica: Ocorre no Brasil na pan-Amazônica e na Mata Atlântica. Encontrado também nas Américas do Norte e Central por toda floresta tropical, ocorrendo desde o México ao Panamá.
Fonte: IUCN
Habitat: Amazônia, Mata Atlântica.
Alimentação: Onívoro.
Reprodução: Gestação é de 115 dias, nascendo 1 filhote.
Expectativa de Vida em Cativeiro: 35 anos.
Status de Conservação (MMA): Não Ameaçado.
Curiosidades: É a única espécie desta família que possui cauda preênsil, sendo mais lento que os demais, apresentando uma menor massa muscular, menor taxa metabólica, pulso cardíaco mais lento e uma menor temperatura corpórea. Pode ser encontrado sozinho ou em pares, apesar de vários indivíduos forrageiam juntos. Apresenta grande habilidade com as mãos. Sua língua comprida é uma adaptação para a frugivoria, sendo a espécie importante dispersora de sementes. Esta espécie é noturna, essencialmente arborícola e bastante ágil nas árvores, por isso é conhecida popularmente como “macaco-da-meia-noite” em algumas regiões da Amazônia.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br