Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/20 às 16h41 - Atualizado em 28/01/20 às 16h41

Onça-pintada

COMPARTILHAR

Onça-pintada

Panthera onca

 

TAXONOMIA

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Felidae


Características:
É o maior felino das Américas, medindo entre 1,12 e 1,85 m e podendo pesar até 158 kg. Os machos são maiores do que as fêmeas. Apresenta uma pelagem com coloração amarelada e pintas pretas dispostas em formato de roseta, sendo estas visíveis contra a luz mesmo nos animais melânicos (totalmente pretos). Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, estes indivíduos pretos pertencem à mesma espécie e a coloração de sua pelagem é originada por uma variação genética. Difere do leopardo (Panthera pardus) da África e Ásia pelo corpo maior, mais robusto, e por diferenças no padrão das pintas, sendo que a onça-pintada costuma possuir pintas menores no interior das rosetas. 

Distribuição Geográfica: No passado, ocorreu do sul dos Estados Unidos – incluindo a Flórida – até o centro da Argentina. Hoje, no entanto, desapareceu de várias regiões e pode ser encontrada desde o Arizona e Novo México até norte da Argentina. É considerada extinta em El Salvador e no Uruguai.

Fonte: IUCN

Habitat: Habita uma grande variedade de ambientes, desde florestas tropicais densas, savanas (como o Cerrado), regiões semidesérticas, até florestas de altitude localizadas a 3.800 metros.

Alimentação: Carnívoro.

Reprodução: Gestação de 95 dias, nascendo em média 2 filhotes.

Expectativa de Vida em Cativeiro: 20 anos.

Status de Conservação (MMA): Vulnerável.

Curiosidades: As onças-pintadas são ótimas nadadoras e podem até mesmo habitar as florestas inundadas da Amazônia durante a estação das chuvas, caçando e deslocando-se tanto pela água como através dos galhos das árvores. Ao contrário de outros grandes felinos, que abatem suas presas com uma mordida na região da traqueia (pescoço), a onça costuma morder o crânio ou a ligação deste com o pescoço. A espécie foi intensamente caçada por sua pele no passado, e estima-se que, apenas na Amazônia brasileira, mais de 300.000 indivíduos foram capturados entre 1904 e 1969. Hoje, restam menos de 300 onças-pintadas em toda a Mata Atlântica.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br