Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/20 às 15h21 - Atualizado em 23/05/24 às 16h29

Sagui-imperador

COMPARTILHAR

Sagui-imperador (Saguinus imperator)

 

TAXONOMIA
Classe  Mammalia
Ordem  Primates
Família  Callithrichidae

 

Nome no Zoo: Dondon

 

Histórico: O Sagui Imperador, Dondon, originalmente vivia no Criadouro Ararajuba do Ipês, em Santa Inês, Maranhão. Em 10 de março de 2008, ele foi transferido para o Zoológico de Brasília por meio de uma permuta, com a finalidade de fortalecer os esforços de reprodução e conservação dessa espécie.

                                                                            

Características: Este pequeno primata mede de 28,5 a 60,5 cm e pode pesar até 595 gramas. Apresenta a pelagem da face negra, formando uma “máscara” ao redor dos olhos, e um bigode com longos pelos brancos voltados para baixo. Os pelos são acinzentados no dorso e avermelhados ou alaranjados nos membros e cauda.

 

Distribuição Geográfica: Ocorre nos estados do Amazonas e Acre, sendo também encontrado na Bolívia e Peru.

Habitat: Floresta amazônica, podendo ser esta de terra firme ou sazonalmente inundada.

 

Alimentação: Onívoro.

 

Reprodução: Gestação de 145 dias, nascendo em média 2 filhotes.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: 20 anos. 

 

Status de Conservação (MMA): Pouco preocupante.

 

Curiosidades: O nome popular e científico desta espécie é uma homenagem ao imperador Guilherme II da Alemanha, que era famoso por possuir um bigode bastante acentuado. Apenas a fêmea dominante do grupo se reproduz e os demais integrantes auxiliam nos cuidados com os filhotes. Sua principal atividade social é a catação, que além de pedaços de pele morta e parasitas, também serve como uma forma de estabelecer laços afetivos. Existem duas subespécies reconhecidas de sagui-imperador, sendo uma que ocorre entre os rios Purus e Acre no Brasil e Peru (Saguinus imperator imperator), e a outra, do sudoeste do estado do Amazonas até o Peru e Bolívia (Saguinus imperator subgrisescens). Apesar de não ser considerada ameaçada de extinção, esta espécie sofre com o desmatamento provocado por fazendas, assentamentos rurais e construção de estradas.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
1 0 0

 

* Com informações de: IUCN, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br