Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/23 às 10h31 - Atualizado em 28/08/23 às 10h31

Zoo recebe Dia D da Campanha Nacional de Vacinação

COMPARTILHAR

O Zoológico de Brasília foi palco do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos, na manhã deste sábado (26/8). O Dia D chega ao Distrito Federal com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais, evitando a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil.

 

Essa campanha também é voltada para adolescentes, adultos e idosos que estejam em atraso com qualquer vacina do Calendário Nacional de Vacinação. Para incentivar o início da campanha, o Zoológico liberou a entrada para quem apresentasse o cartão de vacina.

 

Segundo o Diretor-Presidente do Zoológico de Brasília, Raul Gonzalez Acosta, a Fundação é o local ideal para iniciar a campanha nacional.

 

“É com muita felicidade que recebemos o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação aqui no Jardim Zoológico, local já conhecido como lazer das famílias brasilienses. Com amor, essa campanha será um sucesso”, comentou Acosta.

A ação envolve imunizantes contra doenças como hepatite, meningite, pólio, pneumonia, febre amarela, varicela, HPV, difteria, tétano, covid-19 e gripe, entre outras.

 

O lançamento da campanha de vacinação contou com a presença de autoridades do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Pela manhã, o Zé Gotinha esteve presente para incentivar as crianças e os adolescentes na hora de se imunizar. Ao seu lado, personagens de super-heróis e animais do Zoo animaram a manhã.

 

A vacina é, segundo as autoridades sanitárias, a melhor forma de prevenção a doenças graves que muitas vezes deixam sequelas ou levam ao óbito. Dados da SES mostram que, nos últimos anos, as coberturas vacinais de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).

 

Na capital federal, com exceção da BCG (contra a tuberculose), todas as vacinas do calendário infantil estão abaixo da meta de 95% de cobertura para crianças de até um ano.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br