A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) recebeu, na última sexta-feira (08/09), um urso-de-óculos. A espécie (Tremarctos ornatus) está ameaçada de extinção e a iniciativa faz parte de um programa internacional de conservação do Zoo com o Governo da Bolívia.
O objetivo do acordo de cooperação entre os países é a manutenção de uma população saudável para garantir a preservação da espécie no ambiente natural. Em breve, o Zoológico de Brasília receberá fêmeas da mesma espécie que poderão reproduzir com o Ney, macho de urso recém chegado.
O assessor de Conservação e Pesquisa Aplicada do Zoológico de Brasília, Igor Morais, disse que a intenção é que os filhotes sejam enviados à Bolívia para ajudar a aumentar a diversidade genética no país e contribuir com a conservação no ambiente natural. “Um dos grandes problemas para a população desta espécie no Brasil é encontrar animais sem parentesco. Portanto, o trabalho que está sendo realizado nesta parceria em ambos os países é fundamental para a conservação da espécie. Estratégias de conservação ex-situ (nos zôos) e in-situ (no ambiente natural), são complementares e contíguas”.
Ney tem 8 anos de idade, pesa aproximadamente 130 quilos e foi alojado em um dos mais elaborados ambientes (recintos) do Zoo, preparado especialmente com rochas, árvores, troncos para ele escalar, grama e solo específico para o urso escavar. Morais explica que uma alimentação específica e um tanque d’água instalado no local amenizam os efeitos do clima de Brasília e garantem o bem-estar do animal.
Urso-de-óculos
O urso-de-óculos habita as florestas tropicais das Cordilheira dos Andes, desde a Venezuela até a Bolívia. Estima-se que existam menos de 5 mil indivíduos na natureza pois sofrem pressão pela caça ilegal e pela destruição do habitat natural.
No Brasil, existem duas linhagens: uma do Zoológico de Salvador e outra do Parque Zoológico do Rio Grande do Sul. Ney é da segunda família, filho do casal Jabu e Cauca. Nasceu no Zoológico de São Carlos (SP) e veio para Brasília do Zoológico de Sapucaia do Sul (RS).
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br